15 de dezembro de 2011

O que eu faço ...

De uma a duas, eu me pergunto.. Saio falando e coloco para fora esses pesamentos que eu formulo a mais de um ano, saiam eles com jeito ou não. Ao invés de libertar esse impulso que sempre tomou atitudes por mim e acabar deixando que tudo aconteça de qualquer forma. As vezes pensar muito antes de agir de prende e acaba fragilizando demais você mesma. Porém os sábios dizem que devemos pensar e depois pensar mais, jamais agir com a cabeça quente. Então é aqui que eu fico nesse momento, sem saber de qual forma dou fim em uma situação que está entalada em minha garganta fazendo com que eu me sinta super saturada de certas coisas.

6 comentários:

  1. aiin seu blog eh uma gracinha*-*
    adorei e já estou seguindo!
    bjs e volte sempre

    http://myuniversepurple.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Viviane, a sabedoria não está no pensamento, mas na harmonia que entrelaça o pensamento ao modo de viver. O homem só se torna sábio à medida que o pensamento e a vida estão em harmonia. É preciso aprender a conciliar a prática de viver com o pensamento acerca da vida. A harmonia poder-se-ia conhecer pelo que conhecemos como coerência – se queres amor, dê amor, se queres benevolência, seja benevolente – contudo, isso implica na verdadeira apreensão da essência, da natureza primeira de tais elementos. Quando possuíres o amor, nunca lhe faltará amor; se realmente possuíres a benevolência, jamais lhe faltará benevolência. Primeiro é preciso reconhecer esses elementos (eles existem em abundância e em diversas vestimentas) na natureza. Todos os sábios começam pela contemplação da natureza. Tentam sorver o brilho dos astros celestes, o perfume das flores, a tranquilidade serena de um animal saciado. Observe cada pedaço de terra deste planeta. Observe como você faz parte deste imenso universo e o constitui de maneira sublime. Comece por observar uma estrela – imagine que somos todos feitos da poeira sideral! O mesmo componente que jaz em você freme na inquieta estrela que brilha no firmamento. Como a semente que necessita do tempo para fecundar o solo e tornar-se flor, tu precisas de tempo para observar a natureza: por isso crie o hábito de contemplar o mundo.

    [continua]

    ResponderExcluir
  3. [continuação]

    Encontre uma hora do dia para reconhecer no mundo aquilo que jaz em você mesma e nos outros. O próprio exercício de contemplação há de acordar o êxtase próprio que acalenta no ser de cada homem – é o princípio da harmonia quando reconhecemos a integralidade do todo. A própria poesia nasce ai. Do hábito de contemplar a natureza, os sábios não apenas recolhem a si mesmos, como também reconhecem os exemplos necessários para a existência (aprendem com a dor e a alegria alheia se colocando no lugar do outro). Mas os sábios eles vão além! Eles refletem e confrontam a realidade das coisas. Podemos ser felizes com a infelicidade alheia se somos um todo? Como nascem as flores? O que é o bem e o mal? O que é o amor? O ciúme é um ato de amor? E a liberdade? O que é ser livre? São tantas perguntas! Tu disseste que estás saturada com alguns acontecimentos – imagine uma panela de pressão. A panela de pressão está fervilhando componentes que se agitam no seu interior. O fogo está ligado e está alto. Há três vias à primeira vista: retirá-lo do fogo, aguardar que ele esfrie, abri-lo e observar cada componente que lá está e quais são as suas situações; a segunda via é desligar o fogo e esquecer a panela de pressão ali; a terceira via é diminuir o fogo e deixá-la cozer os componentes aos poucos. Dependendo os componentes que estão na panela (na primeira via, pode ele ter-se se desfeito em partes, mas talvez ainda se possa conservar algo; na segunda via, devido ao esquecimento dos componentes na panela, pode o mesmo ter apodrecido e começado a dar aromas fétidos no interior da panela; e na terceira via encontramos possivelmente os componentes estragados e a panela estourada pelo tempo ao fogo). No calor do momento as coisas não são claras; se são esquecidas elas não foram resolvidas, apenas provisoriamente apagadas; e se foram amenizadas, elas contudo ainda estão a serem remoídas no calor da mágoa. A sabedoria está em meio a isso tudo. Eu tenho a buscado por estes lados e lhe deixo o convite para que a busque (caso não esteja a buscando).

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Verdade, nunca devemos tomar alguma atitude com a cabeça quente. Pensar sempre é a unica solução saudavel ;)

    Beejos, otimo texto!

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou te seguindo, me segue também? → http://eublogando21.blogspot.com/
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Viviane, tudo bem? Você está melhor?

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...